Gerir Saldo do Fundo de Reserva

O condomínio normalmente tem duas contas bancárias:

  • Uma conta à ordem, usada para os movimentos do dia-a-dia
  • Uma conta poupança, dedicada ao Fundo Comum de Reserva

💸 Recebimentos

Quando o condómino paga as quotas normais + fundo comum de reserva, o valor entra todo na conta à ordem.

Para fazer a gestão correta, deve-se periodicamente (pelo menos uma vez por ano):

  • Transferir o valor total recebido para o fundo
    → Da conta à ordem para a conta poupança de condomínio

💰 Pagamentos com o fundo

Se o condomínio decidir pagar um fornecedor com verba do fundo:

  1. Transferir o valor da conta poupança para a conta à ordem
  2. Efetuar o pagamento a partir da conta à ordem

📊 Saldos demonstrativos (Contas 551 e 561)

  • A conta 551 representa o saldo da conta poupança
  • A conta 561 representa o saldo da conta à ordem

Se não houver dívidas e forem feitas as transferências corretamente, os saldos das contas contabilísticas devem bater certo com os saldos bancários.

Se isso não acontecer, é provável que existam erros de lançamentos manuais na contabilidade.