O condomínio normalmente tem duas contas bancárias:
- Uma conta à ordem, usada para os movimentos do dia-a-dia
- Uma conta poupança, dedicada ao Fundo Comum de Reserva
💸 Recebimentos
Quando o condómino paga as quotas normais + fundo comum de reserva, o valor entra todo na conta à ordem.
Para fazer a gestão correta, deve-se periodicamente (pelo menos uma vez por ano):
- Transferir o valor total recebido para o fundo
→ Da conta à ordem para a conta poupança de condomínio
💰 Pagamentos com o fundo
Se o condomínio decidir pagar um fornecedor com verba do fundo:
- Transferir o valor da conta poupança para a conta à ordem
- Efetuar o pagamento a partir da conta à ordem
📊 Saldos demonstrativos (Contas 551 e 561)
- A conta 551 representa o saldo da conta poupança
- A conta 561 representa o saldo da conta à ordem
Se não houver dívidas e forem feitas as transferências corretamente, os saldos das contas contabilísticas devem bater certo com os saldos bancários.
Se isso não acontecer, é provável que existam erros de lançamentos manuais na contabilidade.