Criar Orçamentos

O GC disponibiliza uma funcionalidade muito prática, que numa única janela permite configurar a estrutura do orçamento e a sua distribuição de custos.

Neste documento encontra o passo-a-passo com explicações detalhadas:

Aceder a:

Orçamentos > Elaboração > Por Assistente


Passo 1 – Configurações iniciais

Estas definições determinam o comportamento automático do orçamento:

  • Forma de Elaboração do Orçamento: apenas altera a apresentação no passo seguinte.
  • Arredondamento da distribuição: recomenda-se manter os cálculos a 2 casas decimais para evitar desvios.
  • Cálculo do FCR (por fração):
    • De acordo com o orçamento: distribui por permilagem
    • De acordo com a quotização: aplica 10% sobre o valor da quota
  • Exercício de administração incluído nas despesas:
    • Se ativado, deve adicionar manualmente a rubrica “Serviços de Administração” na estrutura
    • Se não ativado, o GC adiciona automaticamente e o valor é calculado no passo 4
  • Incluir exercício de administração no FCR:
    • Se não ativado, o valor do serviço não é incluído no cálculo do FCR
  • Permilagem auxiliar:
    • Permite distribuir custos por permilagem alternativa (ex.: habitação + garagem)
    • Disponibiliza novo campo na ficha da fração

Passo 2 – Estrutura do orçamento

Adicione as rubricas do orçamento.

  • Centro de Custo: agrupador
  • Conta: tipo de despesa
  • Rubrica: detalhe da despesa

Passo 3 – Distribuição de custos

Associe as frações aos respetivos Centros de Custo para calcular a repartição.


Finalização

Após terminar, o orçamento estará pronto para inserção de valores.
Depois de gravado, pode Imprimir para visualizar o mapa de distribuição e confirmar as quotas calculadas.

⚠️ Se alterar a estrutura de custos após criar o orçamento, deverá eliminar o orçamento atual e recarregar os valores, para garantir que a nova estrutura seja considerada.


ℹ️ Para mais informações, consulte:
Orçamentos > Explicação de Orçamento