Mensagens

1. Mensagem:

Apenas o administrador do condomínio pode fazer a emissão de um recibo

Durante a emissão de recibos de renda integrados com a Autoridade Tributária (AT), o GC pode apresentar mensagens específicas que são devolvidas diretamente pelo serviço da AT.

Se esta mensagem surgir ao tentar emitir um recibo, significa que o GC está configurado para integração com a AT e que existe um problema com os dados de acesso configurados.

O que verificar:

  • Confirme se na ficha do fração está preenchido o número do contrato com a AT;
  • Valide os campos de NIF Emitente e Password Emitente na ficha do condomínio;
  • As credenciais devem ser as do administrador do condomínio reconhecido pela AT.

⚠️ Esta mensagem é devolvida diretamente pela AT.
Se os dados não estiverem corretamente configurados, a AT impede a emissão dos recibos.


2. Mensagem:

dataInicio: Não pode ser anterior à data de início do contrato

Esta mensagem também é devolvida pela AT e refere-se à data do contrato registado nas finanças.

O que significa:

  • A data de início introduzida no recibo não pode ser anterior à data oficial do contrato declarado na AT;
  • Verifique no portal da AT qual é a data de início registada para o contrato em questão;
  • Corrija a data no recibo, se necessário, para que respeite a regra da AT.

Esta validação é imposta automaticamente pelo serviço da Autoridade Tributária.


3. Mensagem:

Terá de gravar antes de poder imprimir

Por vezes existe a necessidade de fazer alterações na estrutura do orçamento ou na sua distribuição, mesmo após os valores orçamentados estarem carregados.

Esta ação pode impedir a gravação automática do orçamento, uma vez que é com base nesses parâmetros que os valores são calculados. Nestas situações, pode surgir a mensagem “Terá de gravar antes de poder imprimir”.

Como resolver:

  1. Aceder a Orçamentos > Elaboração > Estrutura de Custos e clicar em Gravar;
  2. Aceder a Orçamentos > Elaboração > Distribuição de Custos, confirmar que a distribuição está definida para o ano correto, e clicar em Gravar;
  3. Se o Exercício de Administração for calculado fora do orçamento, aceder a Orçamentos > Elaboração > Exercício de Administração, confirmar e Gravar.

Por fim, aceda ao orçamento propriamente dito, grave e depois imprima.