No GC está disponível uma funcionalidade que permite, em apenas 8 passos, introduzir todos os dados essenciais de um novo condomínio — condomínios, frações, condóminos, contas bancárias, saldos, dívidas e créditos — sem sair do mesmo ecrã.
Menu de acesso:
Condomínios >> Novo Condomínio

Passo 1 – Introdução do Novo Condomínio
Pode optar por:
- Importação via ficheiro (migração de programa antigo). Contacte-nos via support@solidsoft.pt para mais informações.
- Introdução manual.
Passo 2 – Dados Gerais
Preencher os dados gerais do condomínio:
- Definir a periodicidade das contas:
2111
(Quotas de Condomínio)2112
(Fundo Comum de Reserva)
- Definir o período fiscal do prédio.
Passo 3 – Contas Bancárias
Inserir as contas bancárias:
- Nome do banco, balcão, NIB, IBAN.
- Indicar a utilização da conta:
- Avisos de Cobrança (A.C.)
- Referências Multibanco (R.M.)
- Talões de Depósito (T.D.)
- Pode ainda inserir os dados de acesso ao netbanking (apenas informativo).
Passo 4 – Registo de Entidades
Adicionar:
- Condóminos (cada um deve ser criado apenas uma vez, mesmo que tenha várias frações).
- Fornecedores.
Adicionar uma linha por entidade e preencher os dados.
Passo 5 – Frações
Criar as frações do prédio:
- Pode indicar o total de frações e clicar em
Criar Linhas
. - Preencher as colunas com a informação em falta.
- A coluna de Seguro Parcial é apenas informativa.
Passo 6 – Saldos Bancários
Indicar:
- Saldo de cada conta bancária no último dia do exercício anterior.
- Disponibilidade em caixa, se aplicável.
Passo 7 – Dívidas de Condóminos
Para cada tipo de quota:
- Indicar o ano mais antigo com dívida.
- Preencher os valores em dívida por mês/ano.
- Se for crédito, inserir o valor com sinal negativo.
Passo 8 – Dívidas a Fornecedores
Adicionar uma linha por fornecedor com dívida em aberto e preencher os dados correspondentes.
Após concluir estes 8 passos, pode retomar o fluxo do GC e continuar a configurar o seu condomínio com todas as restantes funcionalidades disponíveis.